III Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT

O III Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT está sendo construído com base no acúmulo dos debates e trabalhos que estão sendo realizados pelas Comissões Central e Locais de Assistência Estudantil dos Campi.
A programação do Fórum versará sobre reflexões dos principais temas que afetam o cotidiano da permanência do estudante na instituição e, também, possibilitará a construção de estratégias coletivas e práticas para o cotidiano de atuação das equipes multiprofissionais dos Campi.

Local: IFMT - Campus São Vicente (Ver Mapa)

Data: 12/11/2019 a 13/11/2019 (Ver Programação)

O Fórum Estadual de Assistência Estudantil é uma atividade institucional prevista na Política de Assistência Estudantil do IFMT (Resolução CONSUP 094/2017) e possui Regimento Próprio homologado por meio da Portaria Reitoria 2.504/2017. Ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre do período letivo, considerando a realização das etapas locais dos Fóruns realizados pelos Campi. Os relatórios elaborados pelos Campi com as informações sobre as principais demandas, requisições e debates encaminhados pela comunidade são enviados à Comissão Central de Assistência Estudantil e servem de subsídios para a construção da etapa Estadual.
Esse modelo de organização da Política de Assistência Estudantil atende aos princípios da gestão democrática previstos nos artigos 206 da Constituição Federal e 3o da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nesta concepção, compreende-se a participação da comunidade como elemento fundamental para construir as políticas, programas e ações que possibilitem melhorias nas condições para permanência dos estudantes na instituição de ensino. A experiência do IFMT no tocante ao modelo de organização dos regulamentos, dos Fóruns e Comissões Locais com representação de todos os segmentos da comunidade é inédita na Rede Federal. Os encaminhamentos do Fórum Estadual servem de subsídios para o planejamento anual do exercício subsequente e condução das políticas de permanência do IFMT com base nas demandas apontadas pelos Campi.
A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica executa o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES (Decreto no 7.234/2010) que atualmente é a principal fonte
de financiamento para as ações de assistência estudantil. Para além do PNAES existem outros programas específicos que compõem a Política Nacional de Assistência Estudantil, como por exemplo, o Programa Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

No entanto, a Política de Assistência Estudantil do IFMT estabelece diretrizes que orientam a atuação profissional para além dos processos de bolsas e auxílios financeiros.
Afinal, pensar em permanência é muito mais que repasse de auxílios. É, sobretudo, considerar as diferentes dimensões da vida dos estudantes e orientar as políticas institucionais para
permanência e êxito com base na realidade concreta. É nessa direção que atuam as equipes
multiprofissionais do IFMT.
Venham e fortaleçam a representatividade dos Campi neste importante espaço democrático que é o Fórum Estadual de Assistência Estudantil.

Em contrução

Pró-Reitoria de Ensino/Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil e Campus São Vicente/Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Reitoria

Comissão Central de Assistência Estudantil