I SIPELLI

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO IFMT – CAMPUS “FRONTEIRA OESTE”

PREZAD@S PARTICIPANTES, DO I SIPELLI, INFORMAMOS QUE JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DO EVENTO OS ANAIS DO EVENTO. AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TOD@S.

Para acessar os Anais CLIQUE AQUI

O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO IFMT estimula a divulgação do conhecimento produzido no âmbito dos estudos sobre a linguagem, além de integrar acadêmicos de graduação e pós-graduação, como também docentes da área e afins.

Local: Pontes e Lacerda-MT (Ver Mapa)

Data: 07/12/2021 a 09/12/2021 (Ver Programação)

Prezado(a)s participantes,

Dia 06 de dezembro iniciaremos o evento intitulado I SIPELLI (I Seminário de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT). Solicitamos que assistam às palestras e mesas-redondas, pois, ao final, será enviada a lista de presença para que todo(a)s possam assinar. Apreciem o evento e grande abraço. Em anexo, confira as salas no youtube para acesso às palestras e mesas. Atentem-se que o horário é o de Mato Grosso.

O I SIPELLI – Seminário Internacional de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários – marca a presença recente do curso de Pós-graduação, à nível de Especialização, em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT, campus “Fronteira Oeste”, na cidade de Pontes e Lacerda (MT). Tem como público-alvo investigadores, professores, estudantes e profissionais da educação de modo geral, que desenvolvam pesquisas com escopo nos estudos linguísticos, literários e, ainda, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, nos seus possíveis diálogos.

Objetiva-se proporcionar um debate amplo por meio de uma abordagem transdisciplinar e, consequentemente, promover interfaces e parcerias com instituições de âmbito estadual, regional, nacional e internacional. O I SIPELLI reunirá pesquisadores de diferentes partes do Brasil, como também do exterior, com uma programação diversificada, a fim de ampliar os horizontes de reflexão sobre as mais variadas configurações da Linguagem (Literatura, Pintura, cinema, História, Filosofia, etc.).

Eixos temáticos:

· Estudos linguísticos.

· Estudos literários.

· Ensino-aprendizagem de línguas e de suas literaturas.

· Formação de professores.

. Formação de leitor.

O I SIPELLI ocorrerá de forma 100% on-line e com emissão de certificado nos dias 07, 08 e 09 de dezembro de 2021 (HORÁRIO DE MATO GROSSO)

As inscrições para ouvintes dar-se-ão entre os dias 03/11/2021 a 06/12/2021.

Local: Campus “Fronteira Oeste” – Pontes e Lacerda (MT) Evento on-line.

Data: De 07/12/2021 a 09/12/2021 (HORÁRIO DE MATO GROSSO)
Vagas: ilimitadas

As inscrições estão abertas para estudantes de graduação e pós-graduação, investigadores, professores e profissionais da educação de modo geral. Para fazer inscrição de comunicação oral nos simpósios também é necessária a inscrição no evento. Cada participante poderá inscrever dois trabalhos para apresentação oral. Enviar os resumos no e-mail da Coordenação Geral (isipelliisipelli@gmail.com).

Prezado(a)s participantes, por limitação do sistema de gestão do evento, onde se lê "Seminário" na verdade deve-se ler "Simpósios" nos quais é possível inscrever trabalhos. Não deixe de participar! Agradecemos a todo(a)s pela compreensão. Quaisquer dúvidas, contactar a coordenação pelo número: 65 99670-8579; ou e-mail: isipelliisipelli@gmail.com

Prezado(a)s participantes,

Dia 06 de dezembro iniciaremos o evento intitulado I SIPELLI (I Seminário de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT). Solicitamos que assistam às palestras e mesas-redondas, pois, ao final, será enviada a lista de presença para que todo(a)s possam assinar. Apreciem o evento e grande abraço. Em anexo, confira as salas no YouTube para acesso às palestras e mesas. Atentem-se que o horário é o de Mato Grosso.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Terça-feira (07/12)

Quarta-feira (08/12)

Quinta-feira (09/12)

09:00 (HORÁRIO DE MATO GROSSO) – Mesa-redonda “Escrita e liberdade: o papel do escritor na contemporaneidade”

- Raul de Taunay (Escritor e Embaixador das Relações Exteriores)

- Prof. Dr. Luiz Renato Souza Pinto (Escritor e docente no IFMT)

Mediadora: Prof. Dra Vanderluce Moreira Machado

09:00 (HORÁRIO DE MATO GROSSO) – Mesa-redonda “Linguística Aplicada interdisciplinar”

Profª Dra Ana Paola de Souza Lima

Prof Dr. Danie Marcelo de Jesus

Profª Dra Perla Hayadee da Silva

Mediadora: Prof. Ma Rita de Cássia dos Santos Penteado

13:00 (HORÁRIO DE MATO GROSSO) – Abertura “Poetisa: nômade da palavra” com a Profª Dra Vera Lucia de Oliveira (Escritora e docente na Università degli Studi di Perugia)

Mediadora: Prof. Dra Gislei Martins de Souza Oliveira

13:00 (HORÁRIO DE MATO GROSSO) – Mesa-redonda

“A literatura como discurso artístico”

Prof. Dr Atílio Catosso Salles (UNIVAS)

Profª Dra Eliana de Almeida (UNEMAT)

Profª Ma Thalita Sampaio (UNEMAT)

Mediadora: Prof. Ma. Thalita Sampaio

13:00 (HORÁRIO DE MATO GROSSO) - Mesa-redonda “Por que ler literatura na escola?”

Profª Dra Claudia Vanessa Bergamini (UFAC)

Profª Ma Lucy Miranda do Nascimento (UFMT)

Prof. Dr Benedito Antunes (UNESP/Assis)

Mediador: Prof. Ms. Almir Gomes de Jesus