O presente simpósio busca congregar trabalhos que versem sobre as múltiplas relações entretecidas entre a literatura e os diversos conhecimentos disciplinares que, mormente sob o crivo da ciência, intentam avaliar e compreender a experiência humana no mundo. Nesse sentido, embora não seja lícito reduzir a arte literária a mero extrato deles, é possível dizer que os diferentes recursos e efeitos da criação mimética fazem com que os textos literários apresentem propensão perquiridora similar, assim possibilitando um profícuo diálogo de complementação entre a experiência estético-verbal e os saberes científicos. Ao se refletir sobre esta relação de complementaridade, seria pertinente considerar que, como nos esclarece Antoine Compagnon (2009), apesar de não ser o único meio de aprendizado sobre a vida, a literatura nos apresentaria, em comparação, uma experiência de conhecimento sui generis, já que amparada na experiência fundante e fundamental da linguagem (cf. NUNES, 2011). Tal característica particular, por sua vez, propiciaria, em movimento retroativo consequente, que ela pudesse se distinguir e, concomitantemente, se tornar objeto de estudo de diferentes áreas do saber. Portanto, seria justamente a conformação desta singularidade que levaria, por vezes, as mais diversas disciplinas a tomarem a experiência literária como fulcro de suas investigações sobre a realidade. Assim, a aproximação da literatura com outras disciplinas, no intuito de definir uma abordagem transversalmente orientada, conduziria a olhares multifocais sobre o tecido do real, gerando a confluência da experiência sensível com aparatos teóricos diversos a fim de responder à ânsia humana pelo saber. A partir de tal proposta de aproximação e diálogo, que também encontra inserção nos domínios das teorias do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, exemplarmente defendidas por autores como Edgar Morin (2005, 2007) e Basarab Nicolescu (1999), seria possível conceber um profícuo processo de retroalimentação dentro do qual os conhecimentos estético-literário, artístico e científico iluminam-se e enriquecem-se mutuamente. Assim, desconsiderando qualquer hierarquização estática e empobrecedora, o contato da literatura com as mais diversas disciplinas se revela indispensável para o refinamento da percepção humana. Do mesmo modo, a confluência de perspectivas transdisciplinares para o estudo da literatura permite engendrar aprimoramentos analíticos que, não reduzindo o estético a simples comprovação teórica, potencializam a experiência de conhecimento proporcionada pelo literário. Portanto, tomando como base tal potencialidade, instada pelo contato transversal dos saberes, o simpósio pretende contar com trabalhos e pesquisas que discutam as mais diversas relações existentes entre a literatura e disciplinas como a filosofia, a sociologia, a história, a psicologia, a psicanálise, a ciência política, a música, entre outras, de maneira a privilegiar uma perspectiva transdisciplinar do pensamento.
Palavras-chave: Literatura. Transdisciplinaridade. Relações. Experiência. Conhecimento.
Prof. Dr Almir Gomes de Jesus (IFMT)
E-mail: almir.gomes@ifmt.edu.br
Prof. Dr Ricardo Marques Macedo (IFMT)
E-mail: Ricardo.marques@ifmt.edu.br