II Seminário Online do FORMARE

Programações do Evento


II Seminário Online do FORMARE

Primeiro dia – 1 de dezembro  

Tarde

14:00 – Abertura do evento – Prof. Lucas Santos Café

                                                Júlio César dos Santos - Reitor do IFMT

                                                Luciana Klamt - Pró-Reitoria de Ensino

                                                Marcus Vinicius Taques Arruda - Pró-Reitor de Extensão

                                                Maristela Abadia Guimarães - NUMDI/IFMT

 

Apresentação das referências homenageadas certificadas

1 - Drª Candida Soares Costa - UFMT

2 - Drª Claudia Cristina Carvalho - UFGD 

3 - Drª Fabiana Pomin - IFMT

4 - Drª Ivone Alexandre Jesus - UNEMAT

5 - Drª Jacqueline Silva da Costa - UNILAB

6 - Drª Maria de Lourdes Silva - UEMS

7 - Drª Maria Lúcia Rodrigues Muller - UFMT

8 - Drª Maristela Abadia Guimarães - IFMT

9 - Dr. Paulo Alberto Santos Vieira - UNEMAT

10 - Me. Willian Silva de Paula 

 

14:30 – Mesa 1 (ABERTURA) – O protagonismo das Mulheres negras na agenda educacional antirracista  

 

Profª. Doutoranda Zizele Ferreira 

Paulista, possui graduação em Letras (UFMS). Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE); Presidente  do Conselho de Políticas de Ação Afirmativa da UFMT, integrante do Coletivo Negro Universitário UFMT. Interessa-se, especialmente, em temas relacionados a juventudes negras, quilombos, Relações Raciais e Educação na sociedade brasileira, com destaque para políticas públicas, territórios, culturas juvenis, educação escolar e não escolar; Educação escolar quilombola; Festas Populares/Festas de Santos e Cotidiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Relações Raciais e Linguagens; Gestora pública na área de Cultura e Projetos para Diversidades com a conquista do Selo Unicef Município aprovado (2009-2012). Criadora da microempresa Sankofa Consultorias e Cursos onde desenvolve trabalhos articulados às tecnologias afroreferenciadas voltadas para Educação e Cultura.

 

Profª. Ma. Manuela Arruda dos Santos Nunes da Silva 

Licenciada e Mestra em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira pelo NEPRE/UFMT e Especialista em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Juventude pela UFMT. É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge, onde desenvolve pesquisas sobre Educação antirracista, feminismo negro e sobre a História e Cultura dos Povos Tradicionais da Fronteira Oeste.

Mediação: Prof ª. Ma. Keila Michely Canhina Sachimbombo - IFMT/NUMDI 

Professora do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Alta Floresta desde 2019. Ministra as disciplinas de Educação Física e Qualidade de Vida no Trabalho. Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Escola Superior de Cruzeiro (ESC-ESEFIC - 2010). Especialização em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2015). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Campus Rio Claro (UNESP - 2017). Atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física - Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCT); do Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE) investigando o construto da autoeficácia nos profissionais do segmento Fitness, bem como a atuação e formação no campo do bacharelado da Educação Física; do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira, Maria Dimpina (NEABI/NUMDI - IFMT) discutindo as questões raciais.

Noite  

18:30 – Mesa 2 - Trajetórias de mulheres negras na Educação Básica em Mato Grosso: experiências, enfrentamentos e desafios

 

Profª. Ma. Cristina Soares – crisoares_s@hotmail.com 

Cristina Soares, professora de História na Rede pública de ensino em Mato Grosso. Graduada em Licenciatura Plena em História pela UNEMAT, pós-graduada (Especialização) em Ensino de História e Geografia pela Faculdade da Lapa (FAEL) e mestre pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) na UFMT. Participa do projeto de incentivo à produção literária de pessoas negras “Selo Itan Literário”. Além de professora/historiadora é também ilustradora. Ilustrou a primeira capa da Revista “História e Diversidade” da UNEMAT, também o livro “Baobá: A árvore da vida- de Pinheiro Rodrigues” e, participou da ilustração do livro de Mariana Bracks: “Poderosas Rainhas Africanas”, também ilustrou o livro infantil da professora Noêmia Madureira, “Rana, a princesa desaparecida”, ambos livros são de personagens negras. Por fim, construiu um material pedagógico denominado: “Mulheres na História africana em Mato Grosso” e segue com um projeto de artes plásticas com a artista Michelle Diehl, denominado “simbiose”, onde a arte é produzida a quatro mãos.

 

Profª. Mestranda Júlia Rodrigues Nunes Café 

Graduada em Letras pela FACE e pedagogia pela FAIARA. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis. Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, lecionando no Colégio Estadual Dom José do Despraiado. Idealizadora do Projeto Semeando a Identidade da Mulher Negra.  

Profª. Mestranda Samara Pereira de Souza 

Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2003). Especialização em Docência no ensino superior pela AVEC 2010. Está cursando mestrado na UFMT no movimentos sociais étnicos saberes. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ /UFMT.

Mediação - Profª. Ma. Célia Ferreira de Souza 

Mestra em Letras. Graduada em Letras e em Língua Espanhola. Professora de Português/Espanhol no Instituto Federal de Mato Grosso do Campus de Confresa. Tem interesse por estudos e debates voltados às Tecnologias de Informação e Comunicação para melhoria do ensino; Leitura e Escrita; Educação para as Relações étnico-raciais e outras temáticas que permitem e possibilitem uma educação antirracista. É membra do NUMDI.

Segundo dia – 02 de dezembro

Tarde 

14:00 – Mesa 3 – Pesquisadoras e pesquisadores negros em Formação

Profª. Lupita Amorim 

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Atualmente é coordenadora geral do Coletivo Negro Universitário UFMT/Campus Cuiabá. Representante de estudantes LGBT's no Conselho de Políticas de Ações Afirmativas da PRAE/UFMT. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) enquanto extensionista do Programa de Extensão Ação Afirmativa no Ensino Superior: Articulações de Vivências e Saberes na UFMT. Tem experiência como palestrante e formadora nas áreas de relações raciais, políticas de ações afirmativas, vivências LGBTI+, arte, cultura e juventude.

Profª. Mestranda Gilmara Oliveira Gomes 

Possui Graduação em Licenciatura Plena em História, pela Universidade do Estado de Mato Grosso/ UNEMAT. Especialização em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Mestranda em Ensino de História- PROFHistória/ UNEMAT. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Relações Raciais, Ensino de História e História da África século XIX e XX.

Prof. Mestrando André Filipe Gonçalves Lopes 

É graduado no curso de História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, é aluno regular e representante discente do colegiado do PPGHIS (Programa de Pós-Graduação em História) da Universidade Federal de Mato Grosso. Ainda, atua como professor do ensino básico na rede privada. Tem experiência na área de História, com ênfase nas relações raciais, pan-africanismo e história pública.

Profª. Mestranda Adriana Germano 

Adriana Germana Luzia, residente na cidade de Tangará da Serra-MT, especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica (2006-2007) pela Universidade Iguaçu, UNIG, Nova Iguacu, Brasil. Possui graduação em História pela Universidade Estadual  de Mato Grosso (2000-2004)/UNEMAT/Cáceres-MT. Professora de História efetiva da Secretaria de Estado Educação de Mato Grosso, Brasil (2007). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA. Tem experiência na área de Políticas de Formação Continuada, Docência e Ensino de História, Metodologias Ativas e Didática do Ensino de História, Gênero na Educação Básica, Racismo e Ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira (pesquisa mestrado), Políticas Educacionais e Colonização recente da Amazônia Legal mato-grossense. Atualmente está coordenadora do polo em Tangará da Serra-MT, do Grupo Correlato negro da Rede MT Ubuntu.

Mediação - Prof. Doutorando José Batista Franco Júnior - Rede MT-Ubuntu

Doutorando em Antropologia Social - PPGAS/FFCLH/USP. Mestre em Antropologia Social - PPGAS/UFMT. Bacharel em Direito Pesquisador de antropologia das populações afro-brasileiras e  comunidades quilombolas.

Noite 

18:30 – Mesa 4 - Educação para Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil

Profª. Drª. Ivone Jesus Alexandre - Docente da UNEMAT - ENCRESPAR 

Doutora em sociologia.  Mestrado em educação.  Licenciada em Pedagogia.  Professora adjunta na área de metodologia de ensino.  Atua coordenação do curso de Pedagogia.  É coordenadora do neab ENCRESPAR/ UNEMAT /campus de Sinop.

Profª. Ma. Renata Rodrigues - Professora da Educação Básica 

Mediação: Profº Especialista Priscila Vilena Lisboa

Terceiro dia - 03 de dezembro 

Tarde

14:00 – Mesa 5 – Os NEABs, NEABIs e grupos correlatos em tempos de Pandemia

Profª. Drª. Maristela Abadia Guimarães – Docente do IFMT - Representante do NUMDI

Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa. Membro filiado à Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN). Membro da Coordenação Colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira - NUMDI/IFMT. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso-Campus Octayde. Áreas de trabalho: Educação para as Relações Raciais; cotas raciais e comissão de heteroidentificação.

Prof. Mestrando Flávio Penteado de Souza 

Mestrando em Antropologia Social, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Adicionais para Crianças, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente é Professor da Rede Estadual de Educação no Município de Sinop-MT. Vice Coordenador Geral da Rede Mato-grossense de Formação para as Relações Étnico-raciais (Rede MT Ubuntu).

Mediação - Prof. e Psicólogo Carleandro Roberto de Souza

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis (Atualmente UFR). Psicólogo da Secretaria Municipal de Educação de Alto Taquari/MT Coordenador do grupo de trabalho para criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Alto Taquari/MT.

Noite 

18:30 – Mesa 6 – Educação e os movimentos negros na contemporaneidade 

Prof. Doutorando. Lucas Santos Café - Docente do IFMT

Graduado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Diretor da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio do IFMT. Professor EBTT de História do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Primavera do Leste Membro do NUMDI - Núcleo Maria Dimpina Lobo Duarte Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fronteira. Coordenador do FORMARE - Fórum Mato-grossense de Pesquisadores de Pesquisadores das Relações Ético-raciais. 

Prof. Dr. Paulo Alberto Santos Vieira – Docente da UNEMAT 

Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso. Desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão no Curso de Economia/Sinop e no Mestrado em Educação. Sou Líder do Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior (Grafite). Coordeno a Rede Mato-grossense de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnico-raciais (Rede MT Ubuntu). Proponente da criação do Laboratório de Ensino e Estudos Críticos sobre Acesso, Permanência, Trajetórias e Êxito no Ensino Superior (Lentes). Contato: vieirapas@yahoo.com.br

Prof. Drª. Cláudia Cristina Carvalho – Docente da UFGD 

Nascida na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD; Docente no programa de Pós-graduação em Antropologia PPGan da Universidade Federal da Grande Dourados. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso /UFMT, Bolsista Capes, com estágio doutoral (sanduíche) junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/CES/Portugal (2017). Mestrado em Educação Linha de Pesquisa Formação de Professores pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Especialista em Educação: A Leitura e a Escrita nas Séries Iniciais (1996) Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar (1994). Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/UFGD; E é , Coordenadora do Consórcio dos NEABs, NEABIs  e Grupos Correlatos- CONEABs da Região Centro-Oeste. Durante o período de (2007-2014) Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso;  De  ( 2008-2015)  foi Docente da Academia de Polícia Militar Costa Verde do Estado de Mato Grosso. De (2014-2015) atuou como Docente da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças de Mato Grosso(Esfap/MT). Temáticas de Estudo: Currículo, Formação de Professores, Avaliação Educacional, Epistemologias do Sul, Decolonialidade, Direitos Humanos, Diversidade e Educação, Relações Etnico-raciais, Epistemologias Feministas pós e decoloniais, Violências e Segurança Pública. 

Mediação - Profª. Ma. Joice Ribeiro da Silva

Pedagogia - UNEMAT/Sinop (MT). Mestra em Educação - UNEMAT/Cáceres (MT). Mestranda em Letras UNEMAT/Sinop. Professora da rede municipal de ensino de Sinop (MT). Integrante da Rede MTUbuntu.