Ensino, pesquisa e extensão - Perspectivas e desafios

V JENPEX - Ensino, pesquisa e extensão - Perspectivas e desafios

No ano de 2021, o campus se propõe a debater o papel da ciência na sociedade, haja vista a necessidade apresentada com relação a pandemia que se instaurou no mundo. Percebemos que a produção científica no campo da saúde não tem sido considerada no processo de combate a pandemia por alguns grupos da sociedade. Tendo em mente essa lacuna e pensando em contribuir com a aproximação do conhecimento da população em geral, propomos oficinas, palestras e momentos de discussão em que pensamos o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando entender quais são as perspectivas e os desafios. Almejamos ainda, por meio deste evento virtual, tornar público as ações do IFMT no que diz respeito ao ensino a extensão e a cultura nos anos de 2020 e 2021.

Local: Online (Ver Mapa)

Data: 02/12/2021 a 03/12/2021 (Ver Programação)

Vagas: ilimitadas

Ao pensar em um evento de divulgação científica, como é o caso das Jornadas de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX), entendemos como primordial o alcance cada vez maior desta ação para a comunidade. E agora falamos a comunidade não somente com o sentido daqueles que trocam conhecimento em um ambiente formal de ensino, mas no sentido mais amplo, ou seja, todos aqueles indivíduos que compõe a sociedade onde o proponente do evento se insere.

É importante destacar que nas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT – Campus Avançado Sinop não focamos apenas a comunidade acadêmica. Mas destacamos a ampliação desses termos porque nos tempos que temos passado ao longo dos dois últimos anos, enfrentando pandemia e com a necessidade da ciência nos dar rapidamente uma vacina para salvar vidas, percebemos um descredito de parte da sociedade com o resultado do conhecimento científico.

Com essa constatação, vemos que as instituições de ensino, principalmente aquelas que tem como princípio o tripé do ensino, pesquisa e extensão, precisam extrapolar os seus muros para que o que é produzido pelos cientistas e os frutos dos conhecimentos produzidos pelo encontro entre docente e discentes alcance a todos os cidadãos, em nosso caso, os sinopenses. Ao extrapolar esses muros, conseguiremos ampliar a confiança dos cidadãos nas soluções encontradas para os problemas que a sociedade tem apresentado e ainda apresentará nas mais diversas áreas da vida humana.

Propor um evento desta natureza, ajuda a todos os participantes a criar uma criticidade, a formular opiniões baseadas em estudos sérios, ajuda a apresentar para os docentes e audiência que a ciência não é restrita à um grupo específico de pessoas. Na realidade, apresenta que para fazer ciência, basta seguir métodos determinados para que se possa termos resultados confiáveis e que sirva como base para novos estudos

Sobre as inscrições

Bem vindo, 

Esperamos que aproveite todas as atividades programadas para você.

Programação

Quinta-feira (0/12/2021)

19h - Mesa de abertura: Ensino, Pesquisa e Extensão na EPT: desafios e perspectivas

Sexta-feira

08h - Minicursos/oficinas
Oficina/Minicurso 1: Meninas nas Ciências: como estimular o protagonismo feminino nas áreas das ciências exatas
Oficina/Minicurso 2: Por uma Formação Linguístico-Literária Antirracista em Mato Grosso/MT
Oficina/Minicurso 3: Novas posturas estudantis para o aprendizado de língua inglesa na era pós-pandemia
Oficina/Minicurso 4: Feminismo
Oficina/Minicurso 5: Os benefícios do sono para a aprendizagem
Oficina/Minicurso 6: Criação de Associações Estudantis
Oficina/Minicurso 7: O futuro é agora
Oficina/Minicurso 8: Meu vídeo na rede! É trend?
 

14h - Comunicação de projetos de ensino, pesquisa e extensão

19h - Mesa de encerramento: Educação, Ciência e Tecnologia em tempos de mudanças nas políticas públicas.

 

 

Ver a programação completa

Comissão Organizadora

Paulo Sérgio Sousa Costa
Gilma Silva Chitarra
Raphael de Castro Mourão
Rose Márcia da Silva
Viviane Lazarini Baldan


Realização

153

Como chegar

Contato

Campus Avançado de Sinop

Paulo Sergio Sousa Costa

paulo.costa@ifmt.edu.br

(66) 981218844