Este curso tem como objetivo o fortalecimento do ensino de artes na educação básica. Ele terá uma carga horária total de 6 horas, divididas em dois dias. Serão envolvidas as quatro linguagens da arte – artes visuais, música, teatro e dança – cada linguagem será abordada por um ministrante, professor do IFMT, que trará uma temática específica dentro de sua área.
Público alvo: Profissionais de Confresa e região que atuam no ensino básico.
Data e horário: Dia 22 de junho (quarta-feira), das 19h às 22h.
Dia 23 de junho (quinta-feira), das 19h às 22h.
Local: IFMT – Campus Confresa
TEMÁTICAS ABORDADAS NO CURSO “PRÁTICAS EM ENSINO DE ARTE”
DIA 22 DE JUNHO
O Uso da Fotografia no Ensino-Aprendizagem de Arte
Esta temática propõe uma introdução à prática da fotografia refletindo sobre suas possibilidades no contexto educacional. Os participantes serão instigados a refletir sobre a teoria e a prática da fotografia e como ela pode ser utilizada em sala de aula. As dinâmicas e atividades serão pensadas a partir de objetos e equipamentos cotidianos, sendo assim aplicáveis em diversos ambientes de ensino-aprendizagem.
Ministrante: Profª Ynaê Cortez de Morais
Música na Escola: atravessamentos decoloniais
O objetivo desta temática é proporcionar reflexões sobre o ensino de Arte, mais especificamente da música, na educação básica a partir dos atravessamentos decoloniais. Nesta perspectiva, propõe-se a problematização das questões de dominação e hierarquia cultural, impostos pela colonialidade.
Ministrante: Simone de Miranda
DIA 23 DE JUNHO
Jogos Teatrais na Sala de Aula
A temática tem por objetivo apresentar o sistema de Jogos Teatrais como prática para a sala de aula. Sistematizado por Viola Spolin (1906 – 1994), o sistema de jogos teatrais propõe uma dinâmica educacional em que o grupo faz do jogo um procedimento prazeroso de aprendizado, no qual o foco de investigação está claramente definido em cada um dos exercícios. Nele, o grupo exercita-se em conjunto, o professor participa e coordena o processo. É um método que trabalho com os participantes nos âmbitos intelectual, físico e intuitivo, capacidade essa última comumente negligenciada na educação. A temática se propõe a introduzir, na prática, o sistema de jogos teatrais, explorando os diversos aspectos da encenação e trabalhando alguns elementos da linguagem do teatro, como o espaço cênico, criação de personagens e ação dramática, de modo a possibilitar que os participantes construam um conhecimento pessoal dos elementos da cena, desprovido de convenções e verdades preestabelecidas. Os participantes devem trajar roupas confortáveis (apropriadas para atividades físicas), preferencialmente na cor preta.
Ministrante: Eduardo Machado dos Santos
Dança na Sala de Aula
A proposta desta temática é apresentar uma maneira de introduzir o aluno no universo da dança por meio das danças tradicionais (salão e popular). O objetivo é trazer experiências práticas, sempre contextualizando teoricamente para que os participantes possam perceber métodos de trabalho com os alunos no campo da dança, mas em parcerias com aspectos musicais e visuais. Os participantes devem trajar roupas confortáveis (apropriadas para atividades físicas).
Ministrante: Paulo Sérgio Sousa Costa
CONHEÇA UM POUCO MAIS DOS NOSSOS MINISTRANTES
Ynaê Cortez de Morais
Artista multimídia e historiadora da arte. Atualmente é professora de Arte do Instituto Federal do Mato Grosso - Barra do Garças. Mestre em Estudos dos Processos Artísticos pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - UFF, graduada em História da Arte pela UFRJ e formação livre na Escola de Artes Visuais Parque Lage e Escola de Arte e Tecnologia - Oi Kabum - RJ. Atua no mercado audiovisual desde 2014 como roteirista e editora. Participou de exposições individuais e coletivas em diversos municípios brasileiros.
Simone de Miranda
Atualmente é educadora musical no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT campus Campo Novo do Parecis, onde desenvolve projetos ligados à área cultural e artística e propõem aulas que visam democratizar o acesso às diversas produções artísticas. Participa dos grupos de pesquisa ContemporArte (ECCO/UFMT) e do NEC - Núcleo de Estudos do Contemporâneo, grupo de pesquisa e estudos cadastrado junto ao CNPq. Atuou como professora de piano, teclado e regente do Coral do Conservatório de Artes Musicais de Chapecó-SC e lecionou no curso de Licenciatura em Música da UNOESC- campus Capinzal. É licenciada em música pela UFMT e mestra em educação musical pela UFG.
Eduardo Machado dos Santos
Professor de Artes Cênicas no IFMT - Campus Alta Floresta, desde 2016. Possui Mestrado em Artes Cênicas e Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Fez intercâmbio com curso de Artes Cénicas da Universidade de Évora, em Portugal. Foi professor do Curso de Interpretação para Teatro CIT - SESC Piedade - PE. Atualmente dirige o grupo Fulcro Abstração, grupo de teatro do IFMT - Alta Floresta, formado por estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em: direção teatral, criação compartilhada e encenação.
Paulo Sérgio Sousa Costa
Técnico em Música (IFCE), Licenciado em Música (UECE), Mestre em Artes (UFC) e atualmente Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Atuou como músico e dançarino no Grupo de Projeções Folclóricas Mira Ira (IFCE), compôs o quadro de instrumentista dos grupos de flauta doces da UECE e do IFCE, integrou o Coro Cênico Todos os Cantos. Atualmente professor de música do IFMT e Chefia o Departamento de Cultura, Desporto e Lazer na Pró-Reitoria de Extensão.