VII Jenpex 2022 - IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista

VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - IFMT - Campus Cuiabá Bela Vista

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, o IFMT campus Cuiabá Bela Vista realizará a “Jenpex: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão" com o tema “As relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica”.

Local: Campus Cuiabá - Bela Vista (Ver Mapa)

Data: 16/11/2022 a 18/11/2022 (Ver Programação)

A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão com o tema “As relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica” é uma oportunidade para que o IFMT Bela Vista debata e reflita sobre o que se tem produzido sobre grupos minoritários, em grande parte presentes na instituição, mas que nem sempre representados no currículo da escola, nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Sabemos que o colonialismo europeu deixou marcas profundas em nossa sociedade. Como foi baseado no modelo de exploração a partir do etnocentrismo e do racismo, ele ainda estrutura nossa sociedade, estabelecendo a discriminação que privilegia alguns grupos em detrimento a outros, promovendo o que se denomina de racismo estrutural e institucional. Assim, é importante discutir a produção do IFMT no ensino, na pesquisa e extensão que envolva grupos afetados pelo racismo em nossa sociedade, quais sejam, negros e indígenas.

Também é necessário discutir possibilidades e alternativas dentro do IFMT, campus Bela Vista, para eliminar o silêncio pedagógico e incluir conteúdos didáticos que valorizem os grupos minoritários em nossos espaços. Pois, precisamos enquanto instituição de ensino, também considerar e reconhecer a importância dos conhecimentos produzidos por negros e indígenas, para que a pluralidade de ideias e conhecimentos façam parte do cotidiano escolar, uma vez que são elementos centrais na construção de um projeto de sociedade antirracista.

Percebemos a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão proponente do tema “As relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica” como um ensejo onde questões étnico-raciais sejam pensadas e abertas as possibilidades de promoção de uma educação para a diversidade étnico-racial no currículo da instituição, tornando-se espaço de reflexão, formação e troca de experiências para a comunidade acadêmica.

Profª. Mª. Itamara dos Anjos Oliveira

Nosso Destaque

Como gerar os certificados do evento através da plataforma

Passo-a-passo para gerar o certificado

images

Submissão de resumo simples

Prezados,

Este é um convite para submissão de propostas de resumo simples para apresentação de banner na VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT,  Campus Cuiabá Bela Vista - VII JEnPEX 2022

Nesta edição o evento abordará a  temática “As relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica”.

Fiquem a vontade para inserir suas propostas conforme os eixos temáticos apresentados no formulário.

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO:

• Serão aceitos trabalhos com até 5 (cinco) autores, sendo 1 (um) autor principal e 4 (quatro) colaboradores.
  • Resumo: (350 a 500 palavras). O corpo do resumo deverá ser redigido de forma clara e objetiva, contendo uma introdução, com visão geral do tema tratado, objetivo do estudo, metodologia utilizada, resultados e conclusão. Não adotar parágrafos e utilizar espaçamento simples. Não trazer citação de referência bibliográfica.
  • Palavras-Chave: (3 a 5, separadas entre si por vírgulas, redigidas com letras iniciais maiúsculas

O prazo para submissão será do dia 26/09/2022 até o dia 23/10/2022.

Caso a submissão tenha sido aprovada com ressalva, siga o passo-a-passo do vídeo abaixo para fazer a edição.

Procedimento é o mesno todos proponentes (servidor, aluno e usuário externo)

Agradecemos desde já e ficamos a disposição em caso de dúvidas.

Nosso e-mail (provisório):

Inicio da submissão: 26/09/2022 00:00 hs

Prazo final de submissão: 23/10/2022 23:59 hs

Status: Fechado para Submissões

Submissão de minicursos/oficinas

Prezados,

Este é um convite para submissão de propostas de minicursos/oficinas na VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT,  Campus Cuiabá Bela Vista - VII JEnPEX 2022

Fiquem a vontade para inserir proposta (s) de minicurso (s)/oficina (s) no formulário conforme os eixos temáticos apresentados no formulário.

Abaixo, segue a tabela de horários para realização do (s) minicurso (s)/oficina (s), escolham conforme a necessidade da proposta (s):

Data Horário
17/11/2022 13h30min - 18h (Vespertino)
17/11/2022 19h - 22h (Noturno)
18/11/2022 13h30min - 17h (Vespertino)

O prazo para submissão será do dia 26/09/2022 até o dia 23/10/2022.

Agradecemos desde já e ficamos a disposição em caso de dúvidas.

Nosso e-mail (provisório):

Inicio da submissão: 26/09/2022 00:00 hs

Prazo final de submissão: 25/10/2022 14:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Fuad Jose Rachid Jaudy (169****)
Isadora Tibaldi Batista (226****)
Mayra Fernanda de Sousa Campos (258****)
Aline Bernardes (1894389)
Edgar Nascimento (130****)
Elaine Cristina de Lima Pinto (210****)
Francismeiry Cristina de Queiroz (165****)
Julia Tristao do Carmo Rocha (314****)