VI Painel Temático Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós

Notícias

Conheça a história do Painel Temático Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós

Publicado em 19 de janeiro de 2022 às 12:34:43, atualizado em 19 de janeiro de 2022 às 12:36:55

Em 2016, o Instituto Federal de Mato Grosso através da Pró-reitoria de Ensino, solicitou a criação de Comissões locais para se promover o debate sobre as temáticas de gênero no contexto escolar, e assim problematizar questões sobre transgeneridades, feminismos e direitos civis. Foi fundamental a implantação dessas Comissões. Ela se tornou uma ferramenta grande importância para a construção de uma cultura sem violência. No IFMT Campus Sorriso, a primeira equipe constituída voltou suas ações para o processo de formação de toda comunidade escolar. Para isso, estabelecemos um conjunto de atividades teóricas, práticas e de caráter interdisciplinar, pensadas a partir das reflexões sobre a temática dos direitos humanos, e, em 2017, propôs, a realização do painel temático tendo como objetivo a construção de novos olhares para a história do Brasil e despertar a comunidade para a criticidade sobre o papel da mulher na sociedade e as grandes trajetórias afro-diaspóricas, resgatando, inclusive, importantes contribuições literárias da mulher negra em nosso país: personagens como a da Carolina Maria de Jesus e de sua biografia. Considerando as ações já consolidadas ao longo dos cinco anos de existência, o painel Carolina Maria de Jesus também proporciona a realização de oficinais sociopedagógicas, buscando assim garantir que temas como o racismo, o machismo, a misoginia, a transfobia e a homofobia (ou LGBTQIA+fobia) estejam presentes no nosso cotidiano por meio de uma abordagem crítica tendo em vista uma ética da ação, a qual possibilita o espaço escolar ser um lugar de vidas possíveis e vidas que resistem.

Marcadores: