VI Painel Temático Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós

A sexta edição do Painel Temático "Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós" do IFMT Campus Sorriso tem como objetivo dialogar sobre dos 10 anos de regulamentação da Lei nº 12.711/2012 no Brasil. Com a proposta revisitar alguns desafios do processo histórico brasileiro, levando-se em conta as perspectivas de gênero, raça e etnia, o evento promoverá a mesa-debate: A POLÍTICA DE COTAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO: TRAJETÓRIAS, MEMÓRIAS E ESPAÇOS DE (RE) EXISTÊNCIAS NEGRAS, com a participação do Prof. Rinaldo Almeida, assistente social e Ma. Luciana Lima e Ma. Claudia Miranda Franco (Doutoranda UNESP/IBILCE).

Para se inscrever em uma das oficinas, acesse o link "Atividades", na parte superior da tela.

Local: Auditório do Campus de Sorriso do IFMT (Ver Mapa)

Data: 24/10/2022 a 24/10/2022 (Ver Programação)

A política de cotas foi instituída no Brasil em 2012, através da lei nº 12.711/2012. Dialogar sobre esse tema, as perspectivas históricas a partir do movimento negro, os avanços, desafios e a importância da lei na luta contra o racismo é essencial devido ao contexto em que nosso país está inserido e ao racismo estrutural ao qual a sociedade brasileira está condicionada. Nesse sentido, partilhar experiências sobre educação e questões urgentes como racismo, preconceito, direitos humanos e o processo de busca pela (re) construção dos valores democráticos de igualdade de direitos, tendo como base a literatura contemporânea será o objetivo desse evento.

Agradecemos pela sua participação! O Painel Temático Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós será sempre um espaço de reflexão, compatilhamento do conhecimento, de experiências sobre educação e de (re) construção dos valores democráticos de igualdade de direitos.

A sexta edição do Painel Temático "Carolina Maria de Jesus, um retrato de nós" traz a proposta de fazer uma reflexão acerca dos 10 anos de regulamentação da Lei de cotas no Brasil, as perspectivas históricas a partir do movimento negro, os avanços, desafios, e a importância da lei na luta contra o racismo.

Orientações Gerais:

• Mesa-redonda: "A POLÍTICA DE COTAS NO BRASIL E NO MATO GROSSO: TRAJETÓRIAS, MEMÓRIAS E ESPAÇOS DE (RE) EXISTÊNCIAS NEGRAS", com a participação dos convidados/palestrantes Prof. Rinaldo Ribeiro de Almeida (CEPIR/MT), Assistente Social e Me. Luciana Gonçalves de Lima (IFMT) e Profa. Dra. Helenice Joviano (SEDUC/UNEMAT), que será realizada em dois períodos, das 07h às 9h30 e das 19h às 21h, no auditório do IFMT Campus Sorriso.
  • Exposição  - Local: Saguão

"RELEITURAS" (Trabalho de campo de estudantes do 1ºAno do Ensino Médio)

"RETRATOS" (Trabalho de campo de estudantes do 2º Ano do Ensino Médio)

• Oficinas:
  1. O protagonismo feminino na literatura: Carolina Maria de Jesus. Ministrante: Profa. Me. Mariana Backes
  2. Releituras sobre a obra poética “Rasuras Negras”. Ministrante: Profa. Me. Elisangela Saboia
  3. A condição da mulher pandemia. Ministrantes Profa. Me. Elisangela Saboia e Profa. Me. Mariana Backes - Local: Sala de Artes.
  4. Gênero, Diversidade e Cidadania: Onde está meu coração? Ministrantes: Sabrina Barros (Estudante), Deborah da Silva (Estudante),  Ingred Nascimento, Me. Gheysa Maria e Profa. Me. Mariana Backes - Local: Auditório.

Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff

Mariana Backes Nunes

Elisangela Dias Saboia

Sabrina Barros da Silva