Seminário de Tecnologia

I Seminário dos Cursos de Tecnologia do IFMT

O I Seminário dos Cursos de Tecnologia do IFMT visa a troca de experiência entre estudantes e professores dos cursos de tecnologia da instituição, como forma de analisar o cenário atual e projetar novos espaços de atuação do tecnólogo no estado de Mato Grosso.

IMPORTANTE:

Este evento híbrido tem atividades remotas acompanhadas presencialmente nos campi e atividades exclusivamente presenciais nos campi.

Para acompanhar as palestras remotas dos dias 25 e 26 de abril de 2023, sem certificação ou registro de frequência, acesse o canal do IFMT no YouTube: https://www.youtube.com/@ifmtoficial

Se você faz parte da comunidade acadêmica do IFMT ou é da comunidade externa e deseja participar do evento geral e receber certificação, autentique-se no sistema de eventos, faça sua inscrição no evento e, principalmente, nas atividades que deseja participar presencialmente.

Local: Evento on-line (Ver Mapa)

Data: 25/04/2023 a 27/04/2023 (Ver Programação)

A Pró-reitoria de Ensino - PROEN por meio da Diretoria de Graduação - DG do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e com os campi, realizará, entre os dias 25 a 27 de abril de 2023, o I Seminário dos Cursos Superiores de Tecnologia. Esse evento foi idealizado para permitir a troca de experiências entre estudantes e professores e pretende ampliar a divulgação dos cursos superiores de tecnologia ofertados pelo IFMT. O  ensino  tecnológico  foi implementado na  educação  brasileira a partir da  década  de  1960,  no decorrer  do  regime  militar,  por  intermédio  da  implantação  do  programa  de  desenvolvimento social e econômico denominado “Aliança para o Progresso” e o acordo “MEC-USAID”, frutos do convênio de cooperação firmado entre Brasil e Estados Unidos da América (CAZAROTTI E BERNARDES, 2018). A principal justificativa é que o país experimenta crescimento do setor produtivo e, assim, torna-se necessária disponibilizar mão de obra qualificada. Os cursos superiores de tecnologia permitem a qualificação voltada para determinadas áreas do mercado de trabalho, em menor tempo, além de atender as necessidades de conhecimento dos indivíduos que buscam  uma  formação  acadêmica  em  nível  superior. Em consonância com a missão do IFMT, que é educar para a vida e para o trabalho, a formação oportunizada pelos cursos de tecnologia também contempla o aspecto humano. O tema da primeira edição do evento é 20 anos de Cursos Superiores de Tecnologia (CST) na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso: passado, presente e futuro.  O objetivo é a troca de experiência entre estudantes e professores dos cursos de tecnologia da instituição, como forma de analisar o cenário atual e projetar novos espaços de atuação do tecnólogo no estado de Mato Grosso. Serão realizadas palestras com mesas-redondas e, na parte científica, a avaliação e divulgação de experiências exitosas dos cursos superiores de tecnologia, assim como a divulgação de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Vamos participar do evento pensado para os estudantes reunir e discutir o cenário dos cursos de tecnologia em Mato Grosso.

O evento conta com palestras e mesas-redondas bastante atuais e, em outro momento, os estudantes e professores dos cursos de tecnologia poderão submeter seus resumos para socializar suas produções na comunidade do IFMT.

Resumo Simples

Como forma de  divulgar os projetos (de pesquisa, de extensão), as práticas profissionais e os produtos desenvolvidos no âmbito dos cursos de tecnologia do IFMT, o I Seminário do Cursos de Tecnologia abre à comunidade acadêmica a submissão de resumos simples.

Atenção para o cronograma para submissão de resumos:

18 de fevereiro de 2023, 0h - Início do período para submissão dos resumos;

19 de março de 2023, 23h59 - Término do período para submissão dos resumos;

PRAZO DE SUBMISSÕES DE RESUMOS PRORROGADO!!!

31 de março de 2023, 23h59 - Término do período para submissão dos resumos;

10 de Abril de 2023, 23h59 - Término do período para submissão dos resumo; Prazo encerrado

13 de abril de 2023 - Divulgação dos resumos aceitos para apresentação;

14 de abril de 2023 - Notificação dos autores dos resumos aceitos para apresentação e resumos com ressalvas

17 de abril de 2023 - Divulgação do formato de apresentação;

18 de abril de 2023 - Data final de envio dos resumos aceitos com ressalva, após apreciação da observação.

27 de abril de 2023 - Apresentação on-line dos resumos durante o evento.

Inicio da submissão: 18/02/2023 00:00 hs

Prazo final de submissão: 10/04/2023 23:59 hs