III CEPEX

Publicado em 09 de maio de 2019 às 03:37:51

III Fórum de Assistência Estudantil

II Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Rondonópolis

O II Fórum de Assistência Estudantil do IFMT - Campus Rondonópolis é um evento local de democratização, uma vez que prevê a participação dos diversos setores e segmentos que compõe a gestão, execução e beneficiários da Assistência Estudantil. No ano de 2018, foi realizado no campus Rondonópolis, o primeiro fórum local sobre o tema, que no mesmo ano foi realizado também nos demais campi sobre a mesma temática. A realização dos fóruns locais compõe o programa de Assistência Estudantil do IFMT, que inclui ainda as etapas estaduais. O Fórum, está previsto na Política Institucional de Assistência Estudantil do IFMT  (Resoluções Consup nº 094 e 095/2017), regulamentado por meio da Portaria nº 2.504 de 10/10/2017.

No ano 2018, o IFMT iniciou o trabalho de realização das etapas locais dos Fóruns de Assistência Estudantil, conforme prevê a política institucional, cujo objetivo principal é garantir o diálogo e participação de toda comunidade dos Campi sobre as pautas locais da Assistência Estudantil, a fim de avançar na consolidação da política institucional que atenda à realidade dos nossos estudantes, contribua para a permanência dos mais vulneráveis e garanta a efetiva participação da comunidade na condução da política.. Os resultados dos trabalhos locais realizados nos fóruns, entre junho e setembro de 2018, serviram de subsídios para a gestão do IFMT ter um panorama sobre a realidade da gestão, principais problemas na execução e as experiências que se destacam para superar as dificuldades cotidianas e consolidar a política nos Campi.

O que é a Assistência Estudantil?

A Assistência Estudantil é uma política educacional, assegurada pelo Estado, que visa reduzir as desigualdades sociais no âmbito escolar e garantir a permanência e o êxito dos estudantes.

Como é sua operacionalização?

Sua operacionalização se dá através de ações universais e focalizadas, congregando programas e projetos, que visam garantir condições - sejam elas de natureza financeira ou relacionadas ao atendimento pedagógico adequado - para que os estudantes permaneçam na Instituição e obtenham êxito na conclusão de seus estudos.

A quem essas ações são direcionadas?

As ações universais estendem-se a todos os estudantes. Já as ações focalizadas são direcionadas para um público específico, aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, portanto, necessitam da realização de avaliação socioeconômica, que deve ser realizada pelo profissional Assistente social.

Mais informações no Site da Assistência Estudantil.

É neste cenário de vivências e compartilhamento de experiências democráticas, que o IFMT - Campus Rondonópolis faz a chamada a toda comunidade para que participem do II Fórum de Assistência Estudantil do Campus Rondonópolis, que ocorrerá como evento satélite dentro da programação do III CEPEX no dia 05 de julho de 2019. Para participar basta se inscrever no evento principal.