VI JENPEX - IFMT Campus Várzea Grande

VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) IFMT Campus Várzea Grande - 2021

A VI Jenpex do IFMT Campus Várzea Grande terá como temática “A ciência e tecnologia em pauta: perspectivas e abordagens”O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021 com emissão de certificados.

Sessões orais e palestras (on-line)

Minicursos (on-line e presenciais)

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Local: Campus Várzea Grande - Google meet (Ver Mapa)

Data: 24/11/2021 a 26/11/2021 (Ver Programação)

Com tema “A ciência e tecnologia em pauta: perspectivas e abordagens”, a JENPEX 2021 do IFMT-Campus Várzea Grande tem o objetivo de resgatar e celebrar a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade, especialmente neste contexto pandêmico. Atualmente, em várias ocasiões, temos a sensação de que o tempo e os recursos utilizados na produção do conhecimento científico dos últimos séculos estão sendo desprezados e que o senso comum (ou “descenso incomum”?) está se assumindo como um importante condutor de nossas vidas.
Enquanto um dos campi que compõe a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, a temática desse evento também procura atender a finalidades legais previstas em sua Lei de criação (Lei nº 11.892 de 2008), tais como: investigar a geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; ser centro de excelência na oferta do ensino de ciências, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica; realizar e estimular pesquisa aplicada, a produção cultural, e o desenvolvimento científico e tecnológico. Em suma, cultivar a ciência e a tecnologia é um dos propósitos dos Institutos Federais.
A origem da palavra ciência vem do latim “scientia”, que significa conhecimento e, de maneira geral, é entendida como sendo conhecimento sistemático, ou seja, que passou pelo método científico com objetivo de alcançar conhecimento válidos e verdadeiros. O que diferencia o conhecimento científico do senso comum é a aplicação desse método científico. A junção das palavras gregas “tecnos” (técnica, ofício, arte) e “logia” (estudo) deu origem à palavra tecnologia, a qual se refere às habilidades, técnicas e processos usados para produzir resultados. No combate à COVID-19, é possível associar a ciência como o conhecimento necessário para neutralizar o vírus e a tecnologia, a vacina eficaz neste propósito.
O domínio do fogo, a domesticação de animais, modernização da agricultura e da indústria, além de avanços relacionados à qualidade e à expectativa de vida são mais exemplos de como a ciência e a tecnologia nos impactam. Mais recentemente, o desenvolvimento das ciências da informação e suas tecnologias possibilitaram, entre outras coisas, a melhoria da comunicação entre pessoas distantes fisicamente e a realização de atividades remotas, como adquirir produtos e serviços sem sair de casa. Imaginemos passar pela pandemia sem os recursos científicos e tecnológicos que temos à disposição atualmente. Seria muito mais difícil, não é?
Por isso, convidamos a comunidade a prestigiar a ciência e tecnologia na JENPEX 2021, além de conhecer a produção científica, tecnológica e cultural desenvolvida por alunos e servidores do IFMT-Campus Várzea Grande!

Bom evento!
Prof. João Beraldo