III JENPEX – Campus Confresa/IFMT

III JENPEX – JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS NA REGIÃO DO ARAGUAIA XINGU

Entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, o IFMT Campus Confresa realizará a “III Jenpex: Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu”, com a finalidade de criar um espaço/tempo para fortalecer e incentivar a prática da pesquisa, ensino e extensão, na temática formação integral dos sujeitos da região, por meio da socialização das experiências vivenciadas e dos resultados de estudos realizados no âmbito do IFMT Campus Confresa e por instituições externas.

Local: Confresa – MT (Ver Mapa)

Data: 30/10/2019 a 01/11/2019 (Ver Programação)

Vagas: 2000

A “III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Confresa: Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Integral dos sujeitos na Região Araguaia Xingu”, contribuirá para a integração e melhoria no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão, como também o incentivo à busca e socialização de conhecimentos culturais por parte dos professores, estudantes e comunidade externa.

As discussões envolverão diferentes áreas do conhecimento, no âmbito da formação de professores e da docência na educação básica. Será um espaço para troca de experiências oriundas dos diferentes níveis de ensino, promovendo a interlocução entre pesquisadores, estudantes, técnicos administrativos e de professores do Ensino Superior e da Educação Básica da região Araguaia Xingu e adjacências. Com esse projeto, busca-se estabelecer uma relação de valorização das populações e ao mesmo tempo evoluir em ensino, pesquisa e extensão, fomentando o debate e a produção de conhecimentos sobre a formação integral dos sujeitos da região contextualizados com a realidade local e regional.

Importante destacar que esta terceira proposta de realização de Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão contribui para a ampliação dos diversos eventos que o IFMT Campus Confresa tem desenvolvido e que vislumbram alcance dos objetivos de uma jornada, conforme a que está sendo proposta pelo presente edital, no entanto, vemos essa chamada como uma possibilidade importantíssima no sentido de integrar saberes entre o tripé: Ensino-Pesquisa-Extensão, além de proporcionar a integração com a comunidade externa estudantil e não estudantil.

Assim, a terceira Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Confresa: “Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Integral dos sujeitos na Região Araguaia Xingu”, constituir-se-á em um espaço para apresentações culturais e resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão apoiados por editais do IFMT e externos, também trabalhos de livre iniciativa desenvolvidos pelo Campus e comunidade externa. Além de permitir estudos, debates e continuidade às temáticas abordadas nas duas primeiras edições da jornada tornam-se emergente repensar no âmbito escolar e o desenvolvimento regional.

Contudo, o fortalecimento e consolidação deste evento, que vem ocorrendo por três anos seguidos, se apresentam como uma oportunidade de acrescentar no calendário de pesquisa, extensão e ensino da região do Araguaia Xingu um momento de efetivar parcerias e repensar a localidade. Assim, o presente projeto atende a chamada do edital 008/2019/RTR/IFMT de Apoio a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e de será desenvolvido no IFMT Campus Confresa.

Sobre as inscrições

As inscrições estão abertas para todos os servidores do IFMT, estudantes de ensino médio, técnico e ensino superior, assim como para o público em geral. Para participar de qualquer uma das atividades, é necessário realizar a inscrição.

As vagas são limitadas.

Para ter direito ao certificado de participação, é necessário fazer o check-in nos dias de realização do evento.

Observação: Todos os autores, coautores, ministrantes de minicursos devem efetuar inscrição de participante no evento.

Programação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, torna pública a presente chamada e convida os interessados a participarem, da III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: “Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu”. O evento destina-se a estudantes, educadores, profissionais e comunidade que tenham interesse em assistir às palestras, mesas-redondas, minicursos, debates e divulgar trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Ver a programação completa

Submissão - Demonstração Técnica

A inscrição deverá ser por meio de resumo simples. Para os trabalhos deferidos, o IFMT Campus Confresa se prontifica a disponibilizar o espaço físico (sala de aula), 3 cadeiras e 1 mesa. Os demais materiais necessários para a demonstração técnica são de inteira responsabilidade do interessado, não havendo para esta categoria a necessidade de pôster ou entrega de panfletos. Caso haja necessidade de local diferenciado, os autores devem solicitar aos organizadores com justificativa por escrito até dia 30/09/2019. As atividades abordadas deverão constituir-se de exposição de equipamentos técnico científico, trabalhos artísticos/históricos/sociais e trabalhos experimentais, ocorrerão em horários previamente definidos pela comissão organizadora. O número de inscritos por trabalho não poderá exceder a 5 (cinco) integrantes, sendo OBRIGATÓRIO identificação do orientador para trabalhos do Ensino Fundamental e Médio. Casos extraordinários serão decididos pela comissão.   

Início da submissão: 10/07/2019

Prazo final de submissão: 30/09/2019   PRORROGADO até 07 de outubro de 2019.

Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento que emitirá o parecer final.

Limite de submissão por participante: até 01 trabalho por autor.  

Período de  avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a  11/10/2019

Perído de correção pelos autores: 12/10/2019 a 16/10/2019

Período de correção pelo autor: Não se aplica

Divulgação do resultado: 21/10/2019

 

Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs

Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Submissão - Comunicação Oral

Para a submissão do trabalho o(s) autor(es) deverão submeter um resumo expandido. Serão aceitos trabalhos como: Relatos de Experiência, Resultados de Projetos Educacionais, Resultados de Pesquisa e Casos de Ensino, indicando o GT que o mesmo se adequa:

(GT Agrárias, 

GT Educação e, 

GT Gestão, negócios e comunidade) 

Serão aceitos até 5 (cinco) autores em cada submissão, incluído o orientador, caso tenha.  

As Comunicações Orais acontecerão apenas no dia 31/10/2019, das 19h00min às 23h00min. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação e estas serão abertas a todos os participantes do evento. Será disponibilizada sala com Data-Show. O autor deverá comparecer a sala com no mínimo 15 min. de antecedência do início da seção. O local e horário serão divulgados com antecedência no site do evento. Após ocorrerem todas as apresentações da sala haverá um tempo disponível para discussão geral. Porém, é necessário enviar até o dia 28/10/2019 a apresentação em formato PDF, para evitar possíveis desconfigurações, frisando que a comissão não se responsabilizará por arquivos danificados ou corrompidos. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro, sendo que no primeiro slide contenha o título do trabalho, autores e logo do evento. Estará disponível no site do evento o modelo de apresentação.

Atenção Autores!  Baixe o modelo para apresentação da Comunicação Oral

 

Início da submissão: 10/07/2019

Prazo final de submissão: 30/09/2019     PRORROGADO até 07 de outubro de 2019.

Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento, a qual fará, caso necessário, sugestões corretivas pertinentes ao conteúdo e escrita.

Limite de submissão por participante: até 02 trabalhos por autor.  

Período de  avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a  11/10/2019

Período de correção pelo autor: 12/10/2019 a 16/10/2019

Divulgação do resultado: 21/10/2019

Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs

Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Submissão - Pôster

A inscrição deverá ser por meio de um resumo expandido contendo resultados do projeto. Ao submeter o trabalho será preciso indicar o Grupo de Trabalho (GT) que o mesmo se adequa:

(GT Agrárias, 

GT Educação e,

GT Gestão, negócios e comunidade). 

Uma vez aprovado, os autores se comprometem a confeccionar um pôster de tamanho 1,10 m x 0,90 m, nos padrões do evento, quanto ao conteúdo, o mesmo deve ser criado e editado a critério de seus responsáveis, sendo exigido apenas o tamanho padrão e layout disponibilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa. Desta maneira, os autores devem atentar-se à coesão textual e gramatical. Deve conter informações do trabalho a ser apresentado por, pelo menos, um integrante do grupo, em horários previamente definidos pela comissão organizadora.  A impressão será de responsabilidade dos autores e deverá ser apresentado nos mesmos moldes disponíveis no site estando a apresentação no dia diretamente vinculada a disponibilidade do banner.

Serão aceitos até 5 (cinco) autores em cada submissão, incluído o orientador, caso tenha.    

Os integrantes responsáveis pela apresentação do pôster deverão comparecer com antecedência ao local de apresentação. Em caso de ausência no momento da avaliação, os autores não receberão a certificação e nem poderão concorrer à premiação. 

 

Atenção Autores!  Baixe o modelo para apresentação do seu Pôster

 

Início da submissão: 10/07/2019

Prazo final de submissão: 30/09/2019   PRORROGADO até 07 de outubro de 2019.

Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento, a qual fará, caso necessário, sugestões corretivas pertinentes ao conteúdo e escrita.

Limite de submissão por participante: até 02 trabalhos por autor.

Período de  avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a  11/10/2019

Período de correção pelo autor: 12/10/2019 a 16/10/2019

Divulgação do resultado: 21/10/2019

Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs

Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs

Status: Fechado para Submissões

Minicursos

QUER PUBLICAR O RESUMO DO SEU MINICURSO?

 

A Comissão convida os autores dos minicursos para submeter o resumo do seu minicurso na plataforma de submissão.

O objetivo é a publicação destes trabalhos nos Anais do Evento, sendo possível somente se forem submetidos nesta modalidade: minicursos.

Todos os trabalhos que forem inseridos na plataforma de submissão serão aceitos para publicação,  considerando que os mesmos já foram avaliados através do edital 15/2019.

Submissão aberta específicamente para os participantes do edital 015/2019 do campus Confresa, Conforme lista dos trabalhos aprovados, abaixo:

PRAZO PARA ACEITAR AS SUBMISSÕES: Até 28 de outubro de 2019

1. USO DE BIOESTIMULANTES NA AGRICULTURA 

2. VIABILIDADE DO CONTROLE BIOLÓGICO DE DOENÇAS DE PLANTAS CAUSADAS POR PATÓGENOS FÚNGICOS

3. CURSO TEÓRICO SOBRE A PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL

4. PROCESSAMENTO DE HAMBÚRGUER

5. FORMAS GRATUITAS DE APRENDER INGLÊS SÓ, OU REMOTAMENTE GUIADO 

6. PRÁTICAS DE AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL 

7. O BASQUETE DE RUA (3X3): manifestação cultural através do esporte

8. SISTEMA BRAILLE

9. CHÁ LITERARIO: literatura deleite para participar da vida pública

10. ENEM EM FOCO: a dissertação 

11. JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: uma maneira de aprender brincando

12. APRENDENDO LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA – NÍVEL BÁSICO

13. NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE CONFRESINHA

14. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COM AS AÇÕES DO PIBID

15. A CONSTRUÇÃO DE SABERES E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS AÇÕES DO PIBID

16. TRABALHO DE CUNHO CIENTÍFICO. VAMOS RESUMIR?

17. CURRICULUM VITAE: a importância desse instrumento de apresentação no mercado de trabalho

18. REUTILIZANDO PET

19. COMO FAZER UMA COMPOSTEIRA E REAPROVEITAR MATÉRIA ORGÂNICA PELO MÉTODO DE COMPOSTAGEM

20. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE

21. PRODUÇÃO DE BEBIDAS A PARTIR DE GRÃOS DE KEFIR

22. REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

23. ATIVIDADES DIDÁTICO EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS

24. UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA CIENTÍFICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

25. A (RE)CONSTRUÇÃO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NOS CONTOS AFRICANOS

26. CONHECENDO PROPOSTAS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO 

27. PREPARAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS PARA PINTURAS 

28. HANDEBOL TÉCNICO TÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR

29.  INTRODUÇÃO AO LIBREOFFICE: Math como ferramenta de edição fórmulas matemáticas e químicas 

30. LIXO OU LUXO? RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

31. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAR QUÍMICA

32. SIMONE DE BEAUVOIR: a ‘‘mulher’’ como segundo sexo 

33. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 

34. PRÁTICAS EXPERIMENTAIS VOLTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO MATERIAIS DO COTIDIANO

35. PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

36. SEPARAÇÃO DE MISTURAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS

37. XADREZ NA ESCOLA: um instrumento pluridisciplinar

38. INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO

39. EM PAUTA A ECONOMIA DOMÉSTICA: alternativas para a estabilidade financeira

Cada participante terá no máximo dois trabalhos submetidos.

Inicio da submissão: 23/10/2019 14:00 hs

Prazo final de submissão: 28/10/2019 23:59 hs

Status: Fechado para Submissões

Comissão Organizadora

Membros da Comissão Organizadora

 

Marcelo Franco Leão - Presidente 

Aldemira Ferreira da Silva

Alexandro Souza Francisco

Aline de Sousa Gonsalves

Ana Cláudia Tasinaffo Alves

Beatriz Santos Conceição

Carla Danieli Mendes

Célia Ferreira de Sousa

Elisabeth Pinheiro da Silva

Fernanda Oliveira Scariot

Gislane Aparecida Moreira Maia

José Antônio do Vale Santana

Laura Cristina Nobres Barros

Leudimar Dias de Sá

 


Realização

6

Como chegar

Contato

Campus Confresa

Marcelo Franco Leão

jenpex@cfs.ifmt.edu.br

66 3564-2626