Entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, o IFMT Campus Confresa realizará a “III Jenpex: Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu”, com a finalidade de criar um espaço/tempo para fortalecer e incentivar a prática da pesquisa, ensino e extensão, na temática formação integral dos sujeitos da região, por meio da socialização das experiências vivenciadas e dos resultados de estudos realizados no âmbito do IFMT Campus Confresa e por instituições externas.
Local: Confresa – MT (Ver Mapa)
Data: 30/10/2019 a 01/11/2019 (Ver Programação)
Vagas: 2000
A “III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Confresa: Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Integral dos sujeitos na Região Araguaia Xingu”, contribuirá para a integração e melhoria no desenvolvimento do ensino, da pesquisa e extensão, como também o incentivo à busca e socialização de conhecimentos culturais por parte dos professores, estudantes e comunidade externa.
As discussões envolverão diferentes áreas do conhecimento, no âmbito da formação de professores e da docência na educação básica. Será um espaço para troca de experiências oriundas dos diferentes níveis de ensino, promovendo a interlocução entre pesquisadores, estudantes, técnicos administrativos e de professores do Ensino Superior e da Educação Básica da região Araguaia Xingu e adjacências. Com esse projeto, busca-se estabelecer uma relação de valorização das populações e ao mesmo tempo evoluir em ensino, pesquisa e extensão, fomentando o debate e a produção de conhecimentos sobre a formação integral dos sujeitos da região contextualizados com a realidade local e regional.
Importante destacar que esta terceira proposta de realização de Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão contribui para a ampliação dos diversos eventos que o IFMT Campus Confresa tem desenvolvido e que vislumbram alcance dos objetivos de uma jornada, conforme a que está sendo proposta pelo presente edital, no entanto, vemos essa chamada como uma possibilidade importantíssima no sentido de integrar saberes entre o tripé: Ensino-Pesquisa-Extensão, além de proporcionar a integração com a comunidade externa estudantil e não estudantil.
Assim, a terceira Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Campus Confresa: “Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Integral dos sujeitos na Região Araguaia Xingu”, constituir-se-á em um espaço para apresentações culturais e resultados de projetos de ensino, pesquisa e extensão apoiados por editais do IFMT e externos, também trabalhos de livre iniciativa desenvolvidos pelo Campus e comunidade externa. Além de permitir estudos, debates e continuidade às temáticas abordadas nas duas primeiras edições da jornada tornam-se emergente repensar no âmbito escolar e o desenvolvimento regional.
Contudo, o fortalecimento e consolidação deste evento, que vem ocorrendo por três anos seguidos, se apresentam como uma oportunidade de acrescentar no calendário de pesquisa, extensão e ensino da região do Araguaia Xingu um momento de efetivar parcerias e repensar a localidade. Assim, o presente projeto atende a chamada do edital 008/2019/RTR/IFMT de Apoio a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e de será desenvolvido no IFMT Campus Confresa.
As inscrições estão abertas para todos os servidores do IFMT, estudantes de ensino médio, técnico e ensino superior, assim como para o público em geral. Para participar de qualquer uma das atividades, é necessário realizar a inscrição.
As vagas são limitadas.
Para ter direito ao certificado de participação, é necessário fazer o check-in nos dias de realização do evento.
Observação: Todos os autores, coautores, ministrantes de minicursos devem efetuar inscrição de participante no evento.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, torna pública a presente chamada e convida os interessados a participarem, da III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: “Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu”. O evento destina-se a estudantes, educadores, profissionais e comunidade que tenham interesse em assistir às palestras, mesas-redondas, minicursos, debates e divulgar trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Início da submissão: 10/07/2019
Prazo final de submissão: 30/09/2019 PRORROGADO até 07 de outubro de 2019.Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento que emitirá o parecer final.
Limite de submissão por participante: até 01 trabalho por autor.
Período de avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a 11/10/2019
Perído de correção pelos autores: 12/10/2019 a 16/10/2019
Período de correção pelo autor: Não se aplica
Divulgação do resultado: 21/10/2019
Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs
Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs
Status: Fechado para Submissões
Para a submissão do trabalho o(s) autor(es) deverão submeter um resumo expandido. Serão aceitos trabalhos como: Relatos de Experiência, Resultados de Projetos Educacionais, Resultados de Pesquisa e Casos de Ensino, indicando o GT que o mesmo se adequa:
(GT Agrárias,
GT Educação e,
GT Gestão, negócios e comunidade)
Serão aceitos até 5 (cinco) autores em cada submissão, incluído o orientador, caso tenha.
As Comunicações Orais acontecerão apenas no dia 31/10/2019, das 19h00min às 23h00min. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação e estas serão abertas a todos os participantes do evento. Será disponibilizada sala com Data-Show. O autor deverá comparecer a sala com no mínimo 15 min. de antecedência do início da seção. O local e horário serão divulgados com antecedência no site do evento. Após ocorrerem todas as apresentações da sala haverá um tempo disponível para discussão geral. Porém, é necessário enviar até o dia 28/10/2019 a apresentação em formato PDF, para evitar possíveis desconfigurações, frisando que a comissão não se responsabilizará por arquivos danificados ou corrompidos. Os slides devem ser legíveis e com fundo claro, sendo que no primeiro slide contenha o título do trabalho, autores e logo do evento. Estará disponível no site do evento o modelo de apresentação.
Atenção Autores! Baixe o modelo para apresentação da Comunicação Oral
Início da submissão: 10/07/2019
Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento, a qual fará, caso necessário, sugestões corretivas pertinentes ao conteúdo e escrita.
Limite de submissão por participante: até 02 trabalhos por autor.
Período de avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a 11/10/2019
Período de correção pelo autor: 12/10/2019 a 16/10/2019
Divulgação do resultado: 21/10/2019
Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs
Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs
Status: Fechado para Submissões
A inscrição deverá ser por meio de um resumo expandido contendo resultados do projeto. Ao submeter o trabalho será preciso indicar o Grupo de Trabalho (GT) que o mesmo se adequa:
(GT Agrárias,
GT Educação e,
GT Gestão, negócios e comunidade).
Uma vez aprovado, os autores se comprometem a confeccionar um pôster de tamanho 1,10 m x 0,90 m, nos padrões do evento, quanto ao conteúdo, o mesmo deve ser criado e editado a critério de seus responsáveis, sendo exigido apenas o tamanho padrão e layout disponibilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa. Desta maneira, os autores devem atentar-se à coesão textual e gramatical. Deve conter informações do trabalho a ser apresentado por, pelo menos, um integrante do grupo, em horários previamente definidos pela comissão organizadora. A impressão será de responsabilidade dos autores e deverá ser apresentado nos mesmos moldes disponíveis no site estando a apresentação no dia diretamente vinculada a disponibilidade do banner.
Serão aceitos até 5 (cinco) autores em cada submissão, incluído o orientador, caso tenha.
Os integrantes responsáveis pela apresentação do pôster deverão comparecer com antecedência ao local de apresentação. Em caso de ausência no momento da avaliação, os autores não receberão a certificação e nem poderão concorrer à premiação.
Atenção Autores! Baixe o modelo para apresentação do seu Pôster
Início da submissão: 10/07/2019
Prazo final de submissão: 30/09/2019 PRORROGADO até 07 de outubro de 2019.
Quantidade de avaliações: Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica do evento, a qual fará, caso necessário, sugestões corretivas pertinentes ao conteúdo e escrita.
Limite de submissão por participante: até 02 trabalhos por autor.
Período de avaliação pelo avaliador: 01/10/2019 a 11/10/2019
Período de correção pelo autor: 12/10/2019 a 16/10/2019
Divulgação do resultado: 21/10/2019
Inicio da submissão: 12/07/2019 12:00 hs
Prazo final de submissão: 16/10/2019 18:00 hs
Status: Fechado para Submissões
A Comissão convida os autores dos minicursos para submeter o resumo do seu minicurso na plataforma de submissão.
O objetivo é a publicação destes trabalhos nos Anais do Evento, sendo possível somente se forem submetidos nesta modalidade: minicursos.
Todos os trabalhos que forem inseridos na plataforma de submissão serão aceitos para publicação, considerando que os mesmos já foram avaliados através do edital 15/2019.
Submissão aberta específicamente para os participantes do edital 015/2019 do campus Confresa, Conforme lista dos trabalhos aprovados, abaixo:
PRAZO PARA ACEITAR AS SUBMISSÕES: Até 28 de outubro de 2019
1. USO DE BIOESTIMULANTES NA AGRICULTURA
2. VIABILIDADE DO CONTROLE BIOLÓGICO DE DOENÇAS DE PLANTAS CAUSADAS POR PATÓGENOS FÚNGICOS
3. CURSO TEÓRICO SOBRE A PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL
4. PROCESSAMENTO DE HAMBÚRGUER
5. FORMAS GRATUITAS DE APRENDER INGLÊS SÓ, OU REMOTAMENTE GUIADO
6. PRÁTICAS DE AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
7. O BASQUETE DE RUA (3X3): manifestação cultural através do esporte
8. SISTEMA BRAILLE
9. CHÁ LITERARIO: literatura deleite para participar da vida pública
10. ENEM EM FOCO: a dissertação
11. JOGOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: uma maneira de aprender brincando
12. APRENDENDO LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA – NÍVEL BÁSICO
13. NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CIDADE CONFRESINHA
14. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO COM AS AÇÕES DO PIBID
15. A CONSTRUÇÃO DE SABERES E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS AÇÕES DO PIBID
16. TRABALHO DE CUNHO CIENTÍFICO. VAMOS RESUMIR?
17. CURRICULUM VITAE: a importância desse instrumento de apresentação no mercado de trabalho
18. REUTILIZANDO PET
19. COMO FAZER UMA COMPOSTEIRA E REAPROVEITAR MATÉRIA ORGÂNICA PELO MÉTODO DE COMPOSTAGEM
20. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DO LEITE
21. PRODUÇÃO DE BEBIDAS A PARTIR DE GRÃOS DE KEFIR
22. REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS
23. ATIVIDADES DIDÁTICO EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS
24. UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA CIENTÍFICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
25. A (RE)CONSTRUÇÃO DO CONTADOR DE HISTÓRIAS NOS CONTOS AFRICANOS
26. CONHECENDO PROPOSTAS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO
27. PREPARAÇÃO DE PIGMENTOS NATURAIS PARA PINTURAS
28. HANDEBOL TÉCNICO TÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR
29. INTRODUÇÃO AO LIBREOFFICE: Math como ferramenta de edição fórmulas matemáticas e químicas
30. LIXO OU LUXO? RECICLAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
31. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINAR QUÍMICA
32. SIMONE DE BEAUVOIR: a ‘‘mulher’’ como segundo sexo
33. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
34. PRÁTICAS EXPERIMENTAIS VOLTADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO MATERIAIS DO COTIDIANO
35. PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
36. SEPARAÇÃO DE MISTURAS UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS
37. XADREZ NA ESCOLA: um instrumento pluridisciplinar
38. INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
39. EM PAUTA A ECONOMIA DOMÉSTICA: alternativas para a estabilidade financeira
Cada participante terá no máximo dois trabalhos submetidos.
Inicio da submissão: 23/10/2019 14:00 hs
Prazo final de submissão: 28/10/2019 23:59 hs
Status: Fechado para Submissões
Membros da Comissão Organizadora
Marcelo Franco Leão - Presidente
Aldemira Ferreira da Silva
Alexandro Souza Francisco
Aline de Sousa Gonsalves
Ana Cláudia Tasinaffo Alves
Beatriz Santos Conceição
Carla Danieli Mendes
Célia Ferreira de Sousa
Elisabeth Pinheiro da Silva
Fernanda Oliveira Scariot
Gislane Aparecida Moreira Maia
José Antônio do Vale Santana
Laura Cristina Nobres Barros
Leudimar Dias de Sá
Campus Confresa
Marcelo Franco Leão
jenpex@cfs.ifmt.edu.br
66 3564-2626